Consulta Renavam pela Placa: Passo a Passo

Renavam é uma sigla referente ao Registro Nacional de Veículos Automotores. Assim como nosso RG ou CPF, esse código é o número de identidade do veículo que é formado por 11 dígitos. Logo abaixo você poderá conferir como realizar a Consulta Renavam pela Placa.

Todo cidadão no Brasil que possui um automóvel necessita se preocupar com o Renavam SP, pelo fato desse documento comprovar a regularização das taxas e obrigações que o dono do veículo deve ter.

Seu pagamento e atualização necessitam ser feitos anualmente, pois caso contrário o veículo não terá permissão para poder circular em vias públicas. O Registro Nacional de Veículo tem como objetivo conter informações a respeito do automóvel como multas, taxas, tarifas, licenciamento, mudança de proprietários, furtos, emplacamento e outras informações.

Consulta Renavam pela Placa

Consulta Renavam pela Placa

Como Ver o Renavam pela Placa

Para realizar a consulta do RENAVAM do veículo utilizando apenas o número da placa do carro, o usuário deve entrar no site do DETRAN de seu estado, de acordo com os seguintes passos:

  • Acessar o site oficial do Detran pertencente ao seu estado;
  • Procurar dentro do site a opção “Consulta Renavam”;
  • Clicar na opção de consulta feita pela placa;
  • Informar o número da placa;
  • Selecionar “consultar” e pronto.

Após a realização da consulta do RENAVAM utilizando o número da placa, você também poderá realizar a emissão de taxas como licenciamento, DPVAT e IPVA.

No caso de o veículo não possuir nenhuma multa, irá aparecer a informação “Nada Consta”, dessa forma não será possível adquirir o número do RENAVAM, porém, caso conste infração, o RENAVAM irá aparecer.

Como Consultar Multas pela Placa do Veículo

Você pode realizar a consulta referente a multas de um veículo gratuitamente através do DETRAN SP, mas a pesquisa somente pode ser realizada pelo proprietário do automóvel.

Para fazer a pesquisa, o dono do carro não tem a necessidade de ir presencialmente até um DETRAN, pois o serviço é disponível para ser feito por um computador, tablet ou smartphone através do site oficial do DETRAN.

Caso o dono do veículo prefira não utilizar a internet para realizar o serviço, ele poderá se encaminhar até o DETRAN de seu estado portando a CNH e CPF, e realizar a consulta presencialmente.

Para o motorista que possui dificuldades em realizar a consulta de multas utilizando os números da placa de seu automóvel, basta seguir os seguintes passos abaixo:

  • Acessar o site oficial da polícia federal ou do Detran;
  • Realizar o preenchimento dos campos “placa do veículo” e “Renavam”;
  • Clicar na opção do “não sou robô” quando aparecer;
  • Por fim, clicar na opção “Consultar”.
Como Consultar Multas pela Placa do Veículo

Como Consultar Multas pela Placa do Veículo

Consultar Proprietário de Veículo pela Placa

Realizar a consulta de um veículo pela placa, deve ser algo a se fazer antes de comprá-lo, pois através dessa pesquisa, informações a respeito do carro como multas de trânsito, quilometragem, envolvimento em acidentes pode ser adquiridas através da internet.

A consulta a respeito do veículo e seu proprietário só será possível com o código de Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) ou através do número do chassi do carro, podendo ser feita gratuitamente nos DETRAN estaduais.

One Response - Add Comment

Reply