IPVA Atrasado 2021 SP: Como Pagar, Multa, Consultar

O IPVA é um imposto submetido para todos os proprietários de veículos terrestres: ônibus, micro-ônibus, automóveis, motonetas e máquinas agrícolas. Embora possa ser pago em cota única, o IPVA 2021 também pode ser parcelado em até três vezes. Nesses casos, muitos proprietários de veículos podem acabar esquecendo e atrasando o pagamento do IPVA 2021. Por isso, quer saber as multas, como parcelar e consultar o IPVA atrasado 2021 SP? Leia o artigo abaixo!

IPVA Atrasado 2021 SP

IPVA Atrasado 2021 SP

IPVA Atrasado 2021

O pagamento do IPVA 2021 é essencial para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que é de porte obrigatório pelos condutores do veículo.

O licenciamento 2021 irregular faz com que o automóvel seja taxado como irregular, o que caracteriza infração de trânsito. O condutor pode ser multado e perderá pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), enquanto o automóvel pode ser apreendido. Por isso, é essencial não atrasar o pagamento do IPVA 2021 SP.


Como Pagar IPVA Atrasado 2021 SP

Para pagar o IPVA atrasado, o proprietário deve primeiramente emitir o guia de pagamento. A emissão pode ser feita pelo site do Detran do seu estado. Veja, a seguir, como pagar o IPVA atrasado 2021:

  1. Acesse o site do Detran do seu Estado;
  2. Na página de consulta as pendências do veículo, informe o número do Renavam ou placa do veículo;
  3. Emita a nova guia de pagamento do IPVA atrasado com os valores de juros e correções monetárias atualizadas;
  4. Efetue o pagamento do IPVA atrasado na agência bancária ou casa lotéricas conveniada à Caixa Econômica Federal. Em alguns estados também é possível pagar o IPVA em atraso pelo internet banking.
Como Pagar IPVA Atrasado 2021 SP

Como Pagar IPVA Atrasado 2021 SP


Como Parcelar o IPVA Atrasado 2021

Os proprietários de veículos com IPVA atrasado podem realizar o pagamento à vista ou parcelado. No entanto, para efetuar o parcelamento, é necessário que o débito do IPVA não tenha ingressado na Dívida Ativa. As formas de solicitar o parcelamento do IPVA atrasado podem divergir a depender do estado.

Geralmente, os estados estruturam programas que disponibilizam ótimas condições aos proprietários de veículos com pendencias.

Para fazer o parcelamento do IPVA atrasado 2021, o condutor pode comparecer até a Secretaria da Fazenda do estado com guia de regularização de débito e renegociar novas condições de parcelamento do IPVA.


Multa  pelo IPVA Atrasado em São Paulo

Como dito acima, o pagamento do IPVA é obrigatório. Em alguns estados, o atraso de pagamento do IPVA por mais de 60 dias cobra 20% a mais que o valor original.

Caso o motorista seja flagrado conduzindo automóvel com IPVA atrasado, perderá 7 pontos na CNH e multa.


Consulta IPVA Atrasado 2021 SP

Os proprietários também podem consultar o IPVA atrasado 2021 por meio do site da Secretaria da Fazenda do estado. Os procedimentos podem divergir a depender do estado, mas geralmente o tutorial segue o mesmo passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
  2. No formulário, preencha a placa do veículo e Renavam;
  3. Na plataforma, selecione a opção “Consulta débitos dos veículos”;
  4. Pronto, o site exibirá todas as informações de dívidas referentes a seu veículo.
Consulta IPVA São Paulo

Consulta IPVA São Paulo

Reply