Renovação CNH SP 2021: Como Renovar, CNH SP Vencida

Atualmente, há necessidade de renovação da CNH a cada 5 anos para pessoas com menos de 65 anos. Passando desse período o prazo começa a ter um limite de 3 anos, existindo ainda casos determinados por médicos de períodos mais curtos. São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte são estados onde não é mais necessário a renovação CNH SP presencialmente. O serviço pode ser realizado de maneira online através dos sites oficiais do Detran.

Renovação CNH SP

Renovação CNH SP

São Paulo

Disponível em 85 municípios do estado de São Paulo, a renovação CNH SP online deverá ser feita através do site oficial do DETRAN-SP. Os motoristas com CNH A, B e A/B deverão acessar o site: www.detran.sp.gov.br.

Renovação CNH vencida

O motorista que estiver com a CNH vencida deverá providenciar a renovação do documento em Circunscrição Regional de Trânsito ( Ciretran) do município onde mora.

Essa situação vale apenas para motoristas com CNH que estiver em situação regular (que não esteja suspensa e também não esteja cassada).

O motorista pode ter a CNH cassada, em caso de ser flagrado dirigindo durante o período em que estiver com a carteira suspensa ou caso for reincidente em um período de 12 meses em determinadas infrações.

Para conseguir novamente a CNH, o condutor deverá realizar o curso de reciclagem, os exames médicos e psicotécnico, além das provas teórica e prática.

Renovação CNH vencida

Renovação CNH vencida

Falando ainda de Carteira de Habilitação, conheça a CNH Social SP, que oferece esse documento de forma gratuita aos cidadãos de baixa renda.

Como renovar CNH

Em caso de ser feita pessoalmente, a renovação da CNH poderá ser feita no Detran ou no Ciretran.

Locais que prestam serviços públicos de documentação, como o Poupatempo, também podem realizar a renovação da carteira.

  • Primeiro deve ser feito o acesso ao portal do Poupatempo, ou também através do aplicativo Poupatempo Digital;
  • Logo após deverá ser realizado o preenchimento do cadastro e o agendamento médico em uma clínica credenciada pelo Detran SP.
  • Para aqueles que necessitam fazer o exame psicológico para inclusão na carteira, a indicação de um profissional cadastrado será realizada.
  • Após a aprovação do exame médico, o motorista poderá pagar a taxa nos bancos Santander, Banco do Brasil ou Bradesco. Essa taxa poderá ser paga por meios eletrônicos.

A foto será mantida a mesma da CNH anterior, a não ser em caso de mudança na aparência do cidadão. Após a conclusão do procedimento, a versão impressa é enviada ao motorista.

Documentos para renovar CNH

Os documentos que devem ser apresentados para a renovação da CNH são os seguintes:

  • Documento de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Físicas (CPF);
  • Comprovante de residência e;
  • CNH vencida;

A respeito dos documentos acima, deverão ser apresentados o original, e uma cópia simples.

Quais exames são necessários fazer?

  • Para pessoas que possuam apenas carteira A, B ou A/B, apenas o exame médico e o psicotécnico são pedidos.
  • Já para pessoas com carteiras com categorias C, D ou E, também será realizado o exame toxicológico de larga janela de detecção.

Renovação CNH SP Valor

As taxas referentes a renovação da CNH e dos exames médicos são variadas de acordo com o estado onde o motorista reside. de maneira geral, o valor varia em torno de R$ 80 e R$ 150. Há também o custo do envio pelos Correios.

Reply