Valor IPVA 2021 SP

O IPVA 2021 SP é um tributo que incide, todos os anos, sobre os proprietários de motocicletas, caminhões, automóveis, ônibus e máquinas agrícolas. Os valores do tributo são arrecadados pelo Governo do Estado de São Paulo e repartidos igualmente entre o município em que o veículo está registrado e também o próprio estado. O valor do IPVA é constituído de acordo com série de fatores, como marca, modelo e ano. Quer saber um pouco mais sobre valor IPVA 2021 SP? Leia o artigo abaixo!

Valor IPVA 2021 SP

Valor IPVA 2021 SP

O que é IPVA?

O IPVA é um imposto cobrado no início de cada ano exclusivamente para veículos terrestres. Ao contrário do que é popularmente disseminado, o valor arrecadado pelo IPVA não é direcionado para conservação das estradas. Os recursos coletados por meio do IPVA 2021 SP são apenas destinados para uso fiscal em setores da educação, segurança pública, infraestrutura e saúde.

Valor do IPVA 2021 SP

O pagamento do IPVA 2021 é essencial para emissão do termo de licenciamento veículo. Como o IPVA 2021 é de responsabilidade de cada estado da federação, os valores podem divergir de acordo com a alíquota estabelecida pelas autoridades estaduais.

A consulta ao valor do IPVA 2021 está disponível desde dezembro de 2019, podendo ser acessada de terminais autoatendimento, agencias ou pela internet.


Alíquotas do IPVA 2021

As alíquotas são um dos fatores utilizado para definição do valor do IPVA 2021 SP. Neste ano, assim como nos outros anteriores, alíquotas não foram atualizadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Para chegar ao valor do IPVA, as alíquotas são aplicadas sobre o valor venal de cada automóvel, estimado pela tabela Fipe.

  • Veículos movidos a gasolina e bicombustíveis: 4%
  • Veículos movidos a álcool, gás ou eletricidade: 3%
  • Picapes de cabine dupla: 4%
  • Utilitários de cabine simples, micro-ônibus, ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares: 2%
  • Caminhões: 1,5%

Como emitir a Guia de IPVA

Os guias de IPVA 2021 SP não são enviados para residências dos contribuintes desde 2019. A medida visa evitar custos operacionais com o envio de correspondências para milhares de pessoas. Os proprietários podem emitir o guia de pagamento do IPVA por meio de uma plataforma online informatizada. O passo a passo é muito fácil e pode ser executado da seguinte maneira:

  1. Acesse a seção “IPVA” da plataforma da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo pelo endereço: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/;
  2. Role a página até a a seção “Pagamento e Consultas” e selecione a opção “Consultar Débitos”;
  3. No formulário de identificação do veículo, informe o número do renavam e da placa do veículo;
  4. Após o preenchimento, selecione “Não sou um robô” e clique em “Consultar”.
Como emitir a Guia de IPVA

Como emitir a Guia de IPVA

Com o guia do IPVA em mãos, os proprietários podem efetuar o pagamento do boleto em agências bancárias autorizadas (débito, internet banking, autoatendimento ou guichê) ou também em casas lotéricas conveniadas a Caixa Econômica Federal, usando o número do RENAVAM que está disponível no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).


Tabela IPVA 2021 SP

As datas de pagamento do IPVA 2021 são estabelecidas por meio de uma tabela divulgada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo. Nessa tabela, estão definidas as datas de pagamentos para cada uma das três cotas do IPVA em São Paulo.

A data é organizada de acordo com final da placa do veículo. Veja, a seguir, os prazos para pagamento na tabela do IPVA 2021 SP.

Tabela IPVA 2021 SP

Tabela IPVA 2021 SP

Reply